Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

UNIDADES FISCAIS
IPCA - 6,29 %
Banner
Secretarias e Assessorias - Secretaria de Assistência Social
  Secretaria de Assistência Social
Responsável:
Anália Maria Ferreira
Email:
Telefone:
(35) 3832-5372
Endereço:
Av. Wanderley Luiz Maia, 590 - Vila Senhor Bom Jesus
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h - Click no Brasão e saiba mais

INFORMAÇÕES SOBRE A SECRETÁRIA: 
Secretária Municipal de Assistência Social do Município de Campo Belo. Fundadora e membro da Diretoria do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social - COGEMAS, por três mandatos. Membro da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/MG, representando município de médio porte por três mandatos. Conselheira Estadual de Assistência Social, integrando a Comissão de Apoio aos Conselhos por dois mandatos. Atuou como Secretária de Estado Adjunta da Assistência Social, Criança e Adolescente do Estado de Minas Gerais. Fundadora e vice-presidente do Conselho Regional de Economistas Domésticos - CRED III. Gerente da Fundação do Bem-Estar Social do Pará - Altamira por 07 anos. Facilitadora do Curso de Aperfeiçoamento de Gestores, Técnicos e Conselheiros Municipais e Estaduais de Assistência Social. Professora no Curso de Especialização Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais, no Instituto de Educação Continuada PUC Minas e no curso de Serviço Social da UNIFENAS. Integrante da Equipe MAS - Metodologia de Atendimento Sistêmico. Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais, pela PUC Minas e em Política de Assistência Social e Gestão do Sistema Único de Assistência Social, pela Faculdade Pitágoras.

INFORMAÇÕES SOBRE A SECRETARIA:
A Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão gestor da Política Municipal de Assistência Social, em consonância com o Sistema Único de Assistência Social com responsabilidades definidas entre as três esferas de governo, visa à redução da pobreza, respeitando os princípios da Política Nacional de Assistência Social: a supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; a universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária; a igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza.
O Sistema Único de Assistência Social no município conta com o Órgão Gestor, Secretaria Municipal de Assistência Social, com sede própria, responsável pela gestão do Plano Municipal de Assistência Social, do  Fundo Municipal (Orçamento e Recursos), da Vigilância Socioassistencial (alimentação dos sistemas, analise de dados, e monitoramento das ações),  gestão da oferta dos Serviços de Proteção Social Básica e Especial nas Unidades Públicas, gestão do Cadastro Único dos Programas do Governo Federal e do Programa Bolsa Família, gestão dos programas de Habitação de Interesse Social, e apoio técnico à instâncias de Controle Social.
As Unidades Públicas são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviços de Acolhimento Institucional nas modalidades Abrigo, Família Acolhedora e Residência Inclusiva,  Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Segurança Alimentar a Cozinha Comunitária.
As Unidades Públicas são responsáveis pela oferta dos serviços nacionalmente tipificados na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais , a operacionalização do Cadastro Único nos CRAS, os Benefícios Eventuais e benefício de Prestação Continuada - BPC, pela proteção à criança e ao adolescente, além pessoas em situação de rua e pessoas com direitos violados.

INFORMAÇÕES SOBRE AS UNIDADES:

CRAS -
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
(03 UNIDADES: CRAS SUL, CRAS LESTE E CRAS NORTE)
O CRAS é a porta de entrada para a Assistência Social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

CRAS Sul - Av. Wanderley Luiz Maia, 580 - Vila Senhor Bom Jesus(35) 3832-2105 
E-mail: crassul@campobelo.mg.gov.br
Atendimento :Segunda à Sexta  de 12h00 às 18h00
Responsável :Felipe Serrano Milioreli

 

CRAS Leste - Rua Uruguai, 465 - Jardim América (35) 3832-2105 
E-mail: crasleste@campobelo.mg.gov.br
Atendimento :Segunda à Sexta  de 12h00 às 18h00
Responsável :Rosana Rodrigues da Mata

CRAS Norte - Rua Gibran Francisco, 320 - São Benedito (35) 3832-2357 
E-mail: crasnorte@campobelo.mg.gov.br
Atendimento :Segunda à Sexta  de 12h00 às 18h00
Responsável :Marília de Almeida Venceslau

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, dentre outras. O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O CREAS atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos CREAS devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

CREAS - Av. Wanderley Luiz Maia, 570 - Vila Senhor Bom Jesus - (35)3831-2106
E-mail: creas@campobelo.mg.gov.br
Atendimento :Segunda à Sexta  de 12h00 às 18h00
Responsável : Marise Neves

CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil. O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família. O Conselho Tutelar é composto por 05 (cinco) conselheiros, escolhidos em eleição direta por um período de 04 (quatro) anos.

CONSELHO TUTELAR - Av. Wanderley Luiz Maia, 400 - Vila Senhor Bom Jesus - (35)3831-1277
E-mail: tutelarcb@gmail.com
Atendimento :Segunda à Sexta  de 08h00 às 18h00
Componentes do Conselho : Andressa Aparecida Fernandes , Danielle Mendes Melo , Maria de Fatima de Oliveira , Inês Pires Neutgem Mattos
Responsável : Claudia Maria Ferreira de Almeida Neves

 

ORGANOGRAMA

ORGANOSOCIAL
 


 
 
  NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

 


LOCALIZAÇÃO
Rua: João Pinheiro, n° 102 - Centro
contato@campobelo.mg.gov.br


(35) 3831-7900
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h
INFORMATIVOS
Receba em seu e-mails os informativos
da Prefeitura de Campo Belo - MG

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados - Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.