Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

UNIDADES FISCAIS
IPCA - 6,29 %
Banner
01/09/2017 › CEOM - Centro Educacional Olímpico Municipal Geraldo Raimundo de Souza

O CEOM (Centro Educacional Olímpico Municipal Geraldo Raimundo de Souza- LALAI), foi inaugurado no dia 21 de Setembro de 2010 é mantido pela Prefeitura Municipal de Campo Belo, através da Secretaria de Educação.

O Projeto atende hoje  aproximadamente 200 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 14 anos no contra turno das Escolas, tem como princípio norteador de seu Plano de Ação o objetivo do Ensino Fundamental, a formação básica do cidadão.

         Sua proposta Pedagógica propicia aos participantes um espaço de convivência pautado na cooperação, interação, respeito mútuo e tolerância, numa perspectiva de inclusão social.

         Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos educandos, utilizando práticas educacionais, esportivas e culturais visando a transformação social.

          Os integrantes participam das seguintes oficinas:

Artes com o Ateliê: O educando fica em contato com diversas técnicas (pintura, bordado, decoupage, técnicas de desenho, técnicas de reciclagem e outros) que reutiliza e recicla materiais que seriam jogados no meio ambiente, transformando em peças ornamentais. Tudo isso sendo desenvolvido em dois locais, sala de artes e ateliê de costura.

Capoeira: Agregar ao conhecimento dos alunos os valores de uma arte que revolucionou o pais, mostrando sua força através de uma luta criada na ânsia de liberdade, tendo como base Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes estrategista na época da escravidão. Serão introduzidos os Estilos: Capoeira de Angola, Benguela e os Movimentos Básicos, Ginga, esquiva lateral, esquiva da cadeira, Aú, Benção, Ponteira, Meia Lua de Frente, Armada, Parada de Cabeça, Martelo de Meia Altura, queixada, meia lua presa.

Dança: As relações que se processam entre corpo, dança e sociedade são fundamentais para a compreensão e eventual transformação da realidade social. A dança enquanto arte tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual. Uma das grandes riquezas e contribuições da dança no processo educacional é a possibilidade de conhecer, reconhecer, articular e imaginar a dança em diferentes corpos, e, portanto, com diferentes maneiras de viver em sociedade. Os alunos vivenciam vários estilos.

 Educação Física: Quando se fala em Educação Física, forma-se no pensamento a imagem de movimento ou locomoção. Contudo, entendendo que o corpo e mente estão integrados e que cada ser humano possui características específicas, não é possível pensar em movimento sem ater-se aos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais do indivíduo, que são desenvolvidos a partir do contexto das aulas e da relação dos conteúdos com a cultura dos alunos.

Educação Ambiental/Horticultura: ambas estão interligadas, proporcionando o contato direto do aluno com a terra com a terra, onde os mesmos plantam, cuidam e colhem. Nessa interação é trabalhado questões como: a sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente, economia de água, reutilização de materiais recicláveis, entre outros.

Informática: Tendo em vista que vivemos em um mundo totalmente globalizado a informática se faz um instrumento necessário para o desenvolvimento intelectual, sendo um veículo de informação e mediador da educação. Torna-se necessário seu aprendizado sendo uma forma de inclusão social, pois vivemos em um mundo informatizado, com isso podendo até despertar possível interesse para o mercado de trabalho na área da informática.

Música: os educandos tem contato com os instrumentos aprendendo como tocar através das notas os vários estilos de música e ritmos brasileiros que são apresentados resgatando os valores da cultura. Tendo aulas teóricas e práticas de percussão: (bateria, cajons, tumbadora e fanfarra), harmonia (violão, escaleta, lira trompete, clarineta e trombone), orquestra e coral.

Estudo Monitorado: Sabendo que o aluno do Ensino Regular apresenta tarefas extra-escolares para complementação do aprendizado proposto pela rede de ensino, a Oficina de Estudo Monitorado orienta e acompanha essas tarefas para um melhor desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem do aluno.

 

 


LOCALIZAÇÃO
Rua: João Pinheiro, n° 102 - Centro
contato@campobelo.mg.gov.br


(35) 3831-7900
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h
INFORMATIVOS
Receba em seu e-mails os informativos
da Prefeitura de Campo Belo - MG

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados - Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.