Sua opinião é importante
para nós. Participe!
Em qual área, a Prefeitura deveria investir mais em sua cidade?
Esporte.
Sáude.
Meio Ambiente.
Educação.

29/03/2017
› Projeto “Saúde nas Comunidades Rurais”

Projeto “Saúde nas Comunidades Rurais” esclarece temas importantes no Município

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria de Saúde e em Parceria com a EMATER tem realizado nas comunidades rurais  de Campo Belo ações educativas que visam prevenir  riscos conscientizando os trabalhadores sobre o conhecimento de algumas espécies de ofídios  e insetos e também quanto ao uso do EPIs (equipamentos de proteção individual). Ressalta–se também o trabalho da Secretaria de Assistência Social em relação ao serviço do cadastro único.

Segundo o Ministério da Saúde, é neste período do ano, de chuvas e calor, que aumentam os casos de acidentes. Por isso, a pasta do Governo Federal ressalta que a medida mais eficiente de precaução contra aranhas, cobras, escorpiões e outros animais é manter casas e lotes sempre limpos.

“Com as chuvas, os animais peçonhentos são obrigados a sair dos seus esconderijos e procurar novo abrigo. O depósito e acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos”, informa o Ministério.

A mesma medida vale para o interior de casas. “Ambientes escuros e úmidos servem de esconderijo para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos, além de utilizar telas em portas, janelas e ralos são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos”, orienta o Ministério da Saúde. Para moradores de área rural e trabalhadores da agricultura, o ideal é usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações, habitat natural desses animais.

Outro importante trabalho de conscientização também tem sido feito quanto à importância das vacinas que imunizam contra doenças como a Febre Amarela e a prevenção à Dengue transmitida por picada de mosquito e que já causou várias mortes no em todo estado de  Minas Gerais em 2017.

Além de Febre Amarela, também é importante evitar o acúmulo de água em qualquer recipiente. Isso porque o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika, encontra em objetos com água parada o lugar ideal para sua reprodução.

Trabalhe junto com a Prefeitura e faça a limpeza de seu lote, jardim e residência. Juntos, Construindo Um Novo Futuro contra essas ameaças que podem trazer sérios riscos para a saúde das pessoas.